sexta-feira, 15 de abril de 2011

Fumaça do Bem !


Representante do Elemento Ar.


Além de manter minha casa higienizada, através de uma boa faxina, utilizo o incenso para fazer "outro" tipo de limpeza.

Os incensos devem ser acesos para energizar e transmutar as energias aonde se encontram. Funcionam como purificadores e condutores de vibrações, sejam das pessoas ou dos locais.


Tem pessoas que não gostam, por vários motivos, alérgias ou simplesmente não gostam etc!


Eu não vivo sem, quando quero orar, meditar ou fazer uma limpeza na minha casa é ele mesmo que eu acendo,
o incenso, existem vários...
Meus preferidos são:

Cravo: abre os caminhos, atrai dinheiro, destrói as energias negativas reinantes e confere segurança.

Mirra: estimula a intuição.

Hortelã: anula as energias negativas. É muito indicado para aumentar a compreensão, o poder de decisão, a ordem e a consciência ecológica.

Arruda: confere proteção espiritual e aumenta a segurança. É muito eficiente na eliminação de energias negativas e sua purificação.

Violeta - ajuda a espantar as energias negativas.

Entre outros...Para cada uso, existe um tipo específico e uma essência a ser utilizada.

Incenso (do latim: Incendere, "queimar") é composto por materiais aromáticos chamados bioticos (originado por seres vivos no caso plantas) que liberam fumaça perfumada quando queimado. O "incenso" refere-se a substância em si, mais do que o cheiro que ela produz.
Ele é usado em cerimônias religiosas, ritual de purificação,aromaterapia,meditação, Para a criação de um estado de espírito.

O uso do incenso se originou no Antigo Egito, onde as resinas de goma e resinas oleosas de árvores aromáticas foram importadas das costas da Arábia e Somália para ser usado em cerimônias religiosas.
As formas do incenso tem mudado com os avanços da tecnologia, as diferenças de cultura subjacente, e da diversidade nas razões para queimá-lo.
Como acendo o incenso:
Antes de acender o incenso, mentalizo e repito uma oração.
O incenso deve ser aceso em local sereno, com tranquilidade e sem interferências no processo.
Deve repetir a sua oração enquanto manipula o incenso.
Acendo o incenso com fósforo: é sinal de respeito e tradicionalismo no relacionamento com espíritos ou forças celestiais que são ancestrais e por isso se agradam com o respeito.
Atuando de acordo com os já descritos procedimentos, percorra toda a casa ou estabelecimento com o incenso. Entre em cada dependência da casa ou estabelecimento, apenas após ter proferido a oração...e continue orando enquanto percorre os 4 cantos, até sair.

Faça um percurso , (se possível), por todas as dependências, num sentido contrário ao ponteiro dos relógios.
Nunca pare a sua oração mental.
Caso não tenha uma oração especifica, visite a área de orações do Blog Luz, e escolha :
AQUI!
Utilizo esta frase:
" Cada casa tem um canto, cada canto tem um Anjo." + a Oração escolhida!
Quem Utiliza o incenso?
Egípcios: são, talvez, os mais antigos na arte da manufatura e do uso de incensos. O mais famoso incenso egípcio é o Kyphi (ou Khyphi), que era produzido dentro de um templo e sob ritual altamente secreto.
Era um composto de efeito muito benéfico, e Plutarco o definia como: "O incenso tem dezesseis (16) ingredientes, número que constitui o quadrado de um quadrado e tais ingredientes são coisas que, à noite, deliciam. Tem o poder de adormecer as pessoas, iluminar os sonhos e relaxar as tensões diárias, trazendo a calma e quietude àqueles que o respiram." Um dos seus ingredientes é o popular olíbano, árvore considerada sagrada, e durante a poda ou a coleta da resina, os homens deviam se abster de contato sexual ou com a morte. Plutarco forneceu a lista dos 16 ingredientes usados na preparação desse incenso: mel, vinho, passas, junco doce, resina, mirra, olíbano, séseli, cálamo, betume, labaça, thryon, as duas espécies de arcouthelds, caramum e raiz de Íris.
Indus: sempre foram apaixonados por aromas agradáveis e, a Índia (nos tempos antigos) sempre foi celebre por seus perfumes. A importação de incenso da Arábia foi uma das primeiras, mas outros materiais aromáticos também eram usados, como: benjoim, resinas, cânfora, sementes, raízes, flores secas e madeiras aromáticas. O sândalo era um dos itens mais populares da época. Esses materiais eram queimados em rituais públicos ou em casa.

Judeus:
no Velho Testamento encontram-se várias referências ao seu uso entre os judeus. Geralmente os pesquisadores concordam que a queima do incenso só foi introduzida no ritual judaico em torno do século VII antes de Cristo. O primeiro incenso era composto de poucos ingredientes: estoraque, onicha, gálbano e olíbano puro, e sua preparação era semelhante aos sacerdotes egípcios.

Gregos: começou a ser difundido no século VIII a.C., vindo da Fenícia.

Budistas: começou a ser difundido por volta do século VII a.C.; e junto com os perfumes, constituía uma das sete oferendas sensoriais, que formam um dos sete estágios de adoração.

Romanos: muito utilizado na Festa do Pastor, junto com ramos de oliveira, louros e ervas, assim com da mirra e açafrão.

Cristãos: foram os que mais demoraram a adotar o incenso em seus ritos. Só após o século V, seu uso foi aumentando lentamente. Por volta do século XIV, tornou-se parte da Missa Solene e outros serviços.

Islâmicos: não há refêrencia ao seu uso no sentido religioso, mas a tradição nos mostra que o seu perfume pode ser usado como uma referência aos mortos.

Outros cultos: é um acessório comum às cerimonias mágicas, para neutralizar as energias negativas entre outros fins.

P.S:Encaro o incenso como um primeiro socorro da minha casa, procuro queimar pelo menos um, todos os dias (acompanhado de orações), pois assim manterá o ambiente sempre limpo e bem protegido!

Senão puder acender um, todos os dias, faça-o pelo menos de 3 em 3 dias.

Fonte: Wikipédia
Circulo Sagrado.

Tenham um Fim de Semana Energizado e Protegido!!!

23 comentários:

  1. A Formiguinha gosta e usa muito o incenso.

    Adoro o cheirinho:)

    Neste momento estou a usar o de morango e o purificador.

    Gosto muito do sândalo, baunilha, mirra entre outros.

    Normalmente acendo ao fim-de-semana depois da Casinha limpinha gosto de acender um.

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre usei muito incensos.Hoje não o faço pois meu netinho e a CUCA cachorrinha tem alergias,rsrs...
    Beijos,ótimo fds!chica

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro incensos.
    Os que mais uso são Lavanda e canela.

    Beijos Roberta
    Desejo te um bom fim de semana com paz, harmonia e amor.

    ResponderExcluir
  4. Namastê!

    ♥ Formiguinha, depois da faxina, um incenso...a casa fica com outra energia, hã?! ADORO!!!


    ♥ Chica, seu netinho e a cachorrinha tem alérgia, suspenda, fique com as orações!!!


    ♥ Ana, adoro lavanda...acalma e relaxa!!!
    Canela também é muito bom!!!


    Fiquem com DEUS!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  5. Roberta, adoroooo incenso, mesmo tendo asma não tenho problema nenhum com a fumaçinha do bem!!!
    adorei as orações e já escolhi a minha para rezar nas horas que acender os meus!!
    xeros e um fim de semana de paz e saúde.

    ResponderExcluir
  6. Olá Helena!!!

    Eu também adoroooo...incensos,rs!!!
    Mas não sou asmática e nem tenho alergia a eles, se você tem certeza e já consultou um médico, e não há problema, tudo bem!!!

    Fico feliz que tenha visitado o espaço de orações do Blog Luz!!!

    Tenha um lindoooo Fim de Semana!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  7. incensos acalmam, fazem a casa ter cheirinho de paz e de liberdade, é como se o externo virasse interno, e assim faz com a gente também, entram as vibrações , saem os sentimentos.
    dorei o post pois tem muita informação.

    bom final de semana de luz, e pode fazer uso do que gostar lá em casa, sei que será para o bem e com amor.

    ResponderExcluir
  8. Ro, gosto muito de incenso.
    Faço quase tudo que você citou, menos a oração e o sentido contrário ao relógio.
    Tenho três tipos aqui, que são alfazema, flor de laranjeira e outro não sei dizer.
    Mas não acendo com frequência, somente quando acho necessário.
    Bom final de semana
    Xeros

    ResponderExcluir
  9. Namastê!

    ♥ Remall,adorei suas palavras querida, sobre o poster, e OBRIGADA pela permissão de seu texto no Blog Luz, tenha a certeza que tudo aqui é usado e divulgado com um único objetivo: O BEM e o AMOR!!!


    ♥ Aninha, sexta-feira é propício a utilização do incenso de alfazema ou lavanda!!!
    Flor de Laranja alegra o ambiente, hum...


    Tenham todas um Fim de Semana Abençoado por DEUS e pelos Anjos de Luz!!

    ResponderExcluir
  10. Oiê! ... Voltei amigaaaa...Rsrsr...Obrigada pelo carinho!

    Eu adoro incenso e acredito na sua força de limpesa e tb que a fumaça é um fio condutor para o Cosmos.

    Eu gostei da idéia de orar pelo quatro cantos da casa,tenho que dizer a frase antes de cada oração?

    Vou percorrendo a casa toda, orando e repetindo a frase ou só nos cantos????...rsrs

    Aguardo um contato lindinha! Fique com Deus e tenha um fim de semana iluminado e abençoado tb!!

    Love you!!!!

    ResponderExcluir
  11. Namastê!

    ♥ Paulinha, coelhinha, risos!!!
    Também concordo com você querida, acho que o incenso é um condutor para o Cosmos!

    Sobre a frase:" Cada casa tem um canto, cada canto tem um Anjo", digo a frase e depois repito mentalmente ou em voz alta, a oração de minha escolha:
    -> Faça um percurso , (se possível), por todas as dependências, num sentido contrário ao ponteiro dos relógios.

    P.S: Mas faça como sua intuição desejar, acredite nela (na intuição)!!!

    Fiquei super feliz que seus olhos ficaram bons e por você ter voltado,rs!!!

    Beijinhos ILUMINADOS e Alegres!!!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo11:49 PM

    Roberta querida,

    AMO INCENSOS!!!

    Estou estes dias um pouco relaxada, porque estou nos preparativos encaixotando minhas coisas pois vou mudar de casa.
    Inclusive mudarei 4ª feira e ficarei algumas semanas ausente da internet, pelo menos até colocar tudo em ordem....
    Só vou voltar quando estiver com a casa OK, senão não vou conseguir dar atenção nem numa coisa e nem na outra, não é mesmo?

    Mas voltando aos incensos, eu faço todo este ritual também, andando pela casa em sentido horário e fazendo minha Oração.
    Quando eu era solteira, eu acendia no meu quarto todos os dias quando fazia minhas Orações.
    Minha madrasta não gostava e eu fechava a porta, mas não adiantava o cheirinho escapava por baixo da porta, e quando eu via ela estava com o nariz todo vermelho....rsrrsrss
    Era um sobrado, e embaixo meu pai tinha uma mercearia, que durante 15 anos funcionando "Nunca foi assaltada".
    Quando eu sai para morar com meu marido, depois de uns meses, visitando eles, minha madrasta me conta que tinha entrado um rapaz na mercearia, mas não conseguiu levar nada porque meu pai pulou o muro e chamou a polícia.
    Não sei porque, sabe quando sai... na hora eu peguei e falei para ela: "Está vendo Valquíria, como meus incensos sempre protegeram aqui!".
    E ela ficou quieta e abaixou a cabeça.

    Pois é querida, tudo em que colocamos nossa Força e Poder, se torna um escudo protetor....e os incensos são excelentes!!!

    Um grande beijo em seu coração!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia amiga!
    Eu aprecio muito os cheirinhos e cada significado, todos os dias tem incenso queimando em minha casa, gosto de mirra, olíbano, maçã, violeta e benjoin são puramente deliciosos!
    Um final de semana com muita luz!
    bjs Taís

    ResponderExcluir
  14. Oi lindinha!

    Obrigada por explicar... Vou fazer o ritual com o incenso ainda hoje pois quero limpar bem os ambientes, depois dessa semana toda, doentinha, acho que será ótimo renovar as energias...Aff!!!

    Valeu amigaaaa...Rs

    ResponderExcluir
  15. Roberta
    Caramba, um verdadeito "tratado" sobre incensos. Eu, te juro, só sabia que era uma fumacinha com cheiro pra nos livrar de energias negativas e inveja. Tenho que tirar uma cópia do post e colocar do lado do meu criado-mudo pra saber toda essa gama de utilidades desses adoráveis tipos de incensos. Ainda mais, que dentro de 15 dias estarei me mudando para um apartamento novo! Vou comprar um monte e seguir suas orientações. Gostei do post também pq diz inclusive, como os povos antigos os usavam
    Ro, muito obrigada pelas sua maravilhosa presença lá no Amadeirado. Fico hiper feliz quando vejo que vc passou por lá e me deixou uns carinhos maravilhosos!
    Beijos, minha flor, e um domingo abençoado pra você!

    ResponderExcluir
  16. Namastê!

    P.S: A Lua está Cheia, cheia...BELA!!!


    ♥ Lú Luz, gostaria muito de ter visto o rosto de sua madrasta quando ela teve a certeza de como você influênciava positivamente o lar...com suas orações, emanando boas vibrações!
    Bom...mas tudo tem seu tempo, não é mesmo!?
    Concordo com cada palavra digitada Lú, sim....tudo que depositamos nossa Fé, Força e Poder, se torna um escudo PROTETOR!!!

    -> P.S: Estou aqui torcendo, para que sua mudança seja um sucesso e que a nova casa Seja Iluminada e traga muita Sorte!!!!
    Que Assim Seja e Assim Será.

    Ficarei Esperando sua Volta irmã!!!
    Adoroooooo...mudanças Positivas!!!Obaaaa...!!



    ♥ Paulinha, é ótimo renovar as energias, sempre é BOM!!! Siga sua intuição querida, hã!?
    Beijinhos!!!


    ♥ Taís, o cheirinho que fica no ar é delicioso! Amo Maça (Verde) e o Benjoin é ótimo para limpeza e proteção, uso muito o óleo essencial!



    ♥ Lena, risos, tem tanta coisa para falar sobre o incenso...risos, apesar do poster ter ficado longo, ainda esta incompleto,rs!!!
    Que MARAVILHA Lena, esta de mudança também!? Boa Sorte querida!!!
    P.S: Amo visitar seu Blog, fique feliz por ter encontrado o caminho até o Amadeirado!!!




    ♥-> Beijinhos Queridas amigas que estão de mudanças de casinha, espero que dê tudo certo na PAZ de CRISTO!!!
    BOA SORTE para Todas!!!

    Beijinhos ILUMINADOS para todos!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Roberta
    Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário. Quando puder volte, vou gostar muito.
    Bjux

    ResponderExcluir
  18. Olá amiga Roberta!!!
    Adorei a postagem sobre os incensos...Eu amoooooooo essa fumaça do bemmmm.
    Eu acendo 7 varetas por dia, ofereço aos anjos finalizando com os dizeres ...CADA CASA TEM UM CANTO..CADA CANTO TEM UM ANJO...
    Aproveito para desejar uma semana abençoada pelos anjos.
    Bjos fraternais

    ResponderExcluir
  19. Eu amo verdadeiramente os incensos :) Fazem me sentir bem e revitalizada. Tenho sempre para me acalmar umas velinhas brancas e rosa no meu quarto. :)
    Dia luminoso e bonito para você. :)
    p.s. sempre que venho a seu blog à imensa paz e boa energia no ar, continue!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo8:24 AM

    Eu tb gosto muito de incenso mas tenho uma dúvida: se faz mal cheirar o cheiro do tabaco, não fará mal também aos pulmões cheirar o cehiro do incenso? Não é fumo na mesma? Não é preferível o incenso em gotas?

    Beijocas

    ResponderExcluir
  21. Anônimo6:31 PM

    Robertinha querida,

    Não poderia deixar de passar aqui para me despedir.
    Já vou desligar a internet, pois estou no final dos preparativos para minha mudança.
    Ficarei algumas semanas ausentes, por isso lhe desejo uma Páscoa muito abençoada.
    Que seja um momento de união e reflexão para todos Nós.
    Sentirei muitas Saudades, mas logo estarei de volta....

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  22. Namastê!

    ♥ Wanderly, Seja Bem Vindo ao Blog Luz! É claro que voltarei a seu Blog!!!
    Abraços!!!

    ♥ Ana amiga querida, eu adorooooo...também!!!
    Viu o som...a musica é do seu site Maravilhoso!!!
    Tenha uma Semana Iluminada!!!


    ♥ Aileen,velinhas brancas e rosas são ótimas!!!
    Obrigada pelas palavras carinhosas!!!


    ♥ Comandante Luneta, eu entendo querida o que quer dizer...o incenso pode ser tóxico etc. Mas existem incensos muito artesanais e naturais!!!
    Mas se você preferi os óleos essências, também é ótimo, eu utilizo!!!


    ♥ Lú Luz, Feliz Páscoa!!!
    Deslique nãoooo...risos!!!
    Boa Sorte com a mudança Lú. Estou aqui esperando sua volta irmã!!!


    Tenham todos uma Linda Semana!!!
    Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  23. Só quem tem o habito de limpar a casa e depois acender um incenso sabe o qto isso e bom!!!
    Eu amo, incenso de morango, canela, maça e cereja...
    Na minha casa tb nao falta...bjos amiga Bom feriado!

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!