segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Como cuidar da sua saúde espiritual

Estudos comprovam que a prática espiritual pode interferir, sim, no quadro clínico. Para viver ainda melhor, aprenda a cuidar da sua saúde espiritual. 
De acordo com um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, as pessoas que preservam algum tipo de religiosidade ou espiritualidade vivem, em média, 29% mais. Os médicos observaram melhoras em casos de depressão, stress, doenças do coração, pressão alta, infertilidade e até de diversos tipos de câncer.
Ciência e medicina por muito tempo ignoraram esse tipo de evidência. Mas, devagar, os conceitos arraigados começam a ser revistos. Multiplicam-se livros sobre o assunto, como Milagres Que a Medicina Não Contou, do cardiologista Roque Marcos Savioli, e surgem trabalhos em instituições tradicionais, como o Hospital das Clínicas, também da capital, onde funciona o Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos (Neper). “Não dá para continuar com a visão de que um curador soluciona um problema sem levar nada mais em conta além do físico”, diz a psicóloga Maria Rosa Spinelli. “Precisamos de cuidadores que enxerguem o indivíduo como um todo.” De acordo com essa perspectiva, a atitude do paciente é decisiva. “Para um tratamento dar resultado, é necessário acreditar: a fé faz a pessoa persistir e se movimentar ao encontro da cura.”
Cuide do espírito e... da saúde...

· Leve a sério a própria intuição
Assim, você se coloca em contato com suas sensações mais sutis.

· Dedique-se a rituais como reza e meditação
Em pacientes com hipertensão, a reza faz a pressão cair em 50% dos casos. Está comprovado que a repetição do mantra desacelera o coração, diminui a pressão sanguínea e a freqüência respiratória – efeitos semelhantes aos das orações.

· Procure se conectar com o mundo
Andar no parque ou nadar pode ter uma dimensão maior do que a de praticar um simples exercício, fazendo a gente entrar em contato com as forças da natureza e nos enchendo de energia vital.

· Seja otimista
Em doenças crônicas, quando as pessoas conseguem focar o lado positivo da vida, o resultado é evidente. Para manter essa disposição, experimente praticar exercícios de visualização: antes de sair da cama, feche os olhos e pense numa razão que a faz se sentir feliz em estar viva. Com o tempo, se torna um hábito e ajuda a manter o equilíbrio.

Conteúdo do site CLAUDIA

Tenham Uma Bela Semana!!!

11 comentários:

  1. Creio plenamente nisso.
    Tenha uma boa semana.
    Muita paz.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Roberta, estou precisando me dedicar mais aos rituais e a meditação, ótimas dicas amiga! Ótima semaninha p vc! bjooss

    ResponderExcluir
  3. Olá, doce Maia.

    Está aí, um lado que precisamos mesmo regar com carinho, sem esse lado bem cuidado a colheita não é a mesma...

    Ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  4. Esses cuidados são realmente necessários.

    Não podemos permitir que nos abalemos ponto de ficarmos mal espiritualmente.E pode acontecer, facilmente!Ótima postagem! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberta...adorei esta matéria, muito importante para dar força e dicas para a vida!
    Acho que o otimismo é um dos grandes segredos da vida!
    Bjs e um bom começo de semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  6. Excelente matéria você compartilhou conosco, Roberta...dicas que realmente são importantes para manutenção da saúde física e espiritual.
    Beijinhos e feliz semana, Luminosa...
    Valéria

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga

    Peço desculpas pela minha ausência, mas não é por esquecimento, mas sim por conta de meu novo projeto, o qual me está retirando muito tempo.

    Ser esposa, mãe, amiga, dona de casa, e ainda aprendiz de escritora, não é tarefa muito fácil, requer de nós um grande equilíbrio.

    Queria muito agradecer por sua presença amiga lá no meu cantinho, presença que me alegra por demais meu coração e minha vida! Muito Obrigada!

    Me perdoe por alguma coisa.

    Um lindo dia para você.

    Abraço amigo

    Maria Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice!!
      Não se preocupe...eu entendo perfeitamente e imagino o quanto é difícil!!
      Obs: Eu gosto de responder a cada comentário, aqui no Blog Luz e não estou conseguindo por enquanto...faz parte, mas leio todos com toda atenção!!

      Fica na paz, querida!!
      Beijinhos Iluminados!!
      Muita Luzzzzzz...

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Roberta Maia
    Bom dia
    Veja o meu relato em primeira mão.rsrs
    Escolhi começar o dia com Lena Rodriguez,Cláudia Secassi,Sheila Costa,Krishnaya,Rosalia Schwark,Roberta Maia,Seicho-No-Ie,Ho oponopono e tantos outros maravilhosos ensinamentos e descobri uma paz interior que não consigo explicar e com isto recebi um convite do Centro Espírita que frequento há muito tempo
    Fui convidada para sala de Passe,depois fui "intimada",mas como nunca fiz curso me senti constrangida,responsabilidade aumentou.
    Mas o Presidente de Centro disse que estava de"olho em mim"e que eu estou irradiando luz.
    Esforço diariamente para dizer NÃO ao ego...vaidade...melindre,mas confesso SER GRATA a todos voces e COMPARTILHO A MINHA GRATIDÃO por tudo que aprendi e ainda tenho muito que aprender.
    Com você foi amor a primeira vista,sua foto foi marcante e senti a sua vibração.
    Amigos virtuais em todos cantos do Brasil...de Norte ao Sul,minha eterna gratidão.
    Com carinho,
    Vera Luísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera, Seja Bem Vinda ao Blog Luz!!!
      Que alegria os caminhos terem trazido você ao Blog Luz, que missão linda a sua, obrigada por ter me dado o prazer de participar dessa alegria!!
      Fico feliz de ter passado essa energia boa através da foto, tento ser o melhor que posso, exercito o bem, vivo nele e busco ele.

      Todos Somos Um!!
      Esteja na Paz, querida!
      Volte Sempre!!Muita Luzzzzzzzzzzz..

      Excluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!